ORQUESTRA SINFÓNICA
















AS FAMÍLIAS:



CORDAS


Violino




O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o mais agudo dos instrumentos da sua família.






Viola d´arco




A viola de arco é um instrumento musical da mesma família do violino e visualmente assemelha-se a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo.






Violoncelo



O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas.






Contrabaixo




O contrabaixo é um cordofone tocado ao friccionar um arco de crina contra as cordas ou pinçando-as com os dedos (pizzicato). Dentre as cordas da orquestra, é o instrumento maior e de registo mais grave.






Harpa




A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Teria a sua origem nos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça.





Piano





O piano é um instrumento musical de cordas percutidas. O som é produzido quando os batentes, cobertos por um material (feltro) e designados martelos,  sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som.





SOPROS DE METAL


Trompete


O trompete é o instrumento de sopro de metal com o som mais agudo. Os trompetes têm usualmente três pistões que são pequenos êmbolos cilíndricos que se ligam ao tubo principal através de um tubo adicional que permitem tocar todas as notas da escala musical. Se os trompetes não tivessem estes pistões só poderiam tocar algumas notas.






Trompa



A trompa é um instrumento de sopro de metal. Tem um tubo muito estreito e longo que se fosse esticado teria mais de 4 metros. O trompista utiliza as duas mãos para tocar este instrumento: enquanto a mão esquerda toca nos pistões a mão direita é introduzida na campânula (zona por onde o som sai) para obter efeitos sonoros e segurar o instrumento. Tem um timbre muito "aveludado".





Trombone



O trombone é um instrumento de sopro de metal. É constituído por dois tubos em forma de U, uns dos quais desliza dentro do outro, pelo que se denomina de trombone de vara. Este instrumento tem um timbre semelhante ao trompete, mas mais grave.







Tuba



A tuba é o instrumento de sopro de metal mais grave. Podem ter pistões ou, em sua substituição, válvulas rotativas. Geralmente tem uma função de baixo na orquestra mas também pode realizar passagens a solo. A largura do tubo e o enorme bocal facilitam a obtenção de sons graves e privilegiam as passagens lentas com notas sustentadas.







SOPROS DE MADEIRA


Flauta Transversal





É um instrumento não palhetado, possuindo um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento.
Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, ela era de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.





Flautim




O flautim ou piccolo (pequeno em italiano) é um instrumento musical da família dos sopros de madeira. Produz o som mais agudo da orquestra.





Oboé




O oboé é um instrumento musical de sopro de palheta dupla da família das madeiras. O corpo do oboé é feito normalmente de madeira e tem formato ligeiramente cônico.




Clarinete



O clarinete é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira, com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente).





Fagote



O fagote é um instrumento musical da família dos sopros. É constituído por um longo tubo cônico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. A palheta dupla é fixada em um tudel de cobre, ou bocal. O fagote é o mais grave instrumento de madeira da família dos sopros.






Saxofone


Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.






PERCUSSÃO


Timbales
Xilofone
Triângulo
Pratos
Sinos
Gongo
Caixa de rufo
Bombo















3 comentários: