TRIBUTO AOS XUTOS


Com uma carreira com mais de 30 anos, os Xutos e Pontapés apresentam-se, na cena musical portuguesa, como um verdadeiro fenómeno de resistência. Num meio onde o sucesso, muitas vezes, é fugaz, os Xutos souberam renovar-se ao longo dos anos, mantendo, no entanto, a mesma atitude combativa e entusiasta do primeiro dia, tendo alargado substancialmente o número de fãs. Cruzaram gerações, conquistando, com a sua música, pais e filhos.

Tudo começou em 1978, ano em que se deu o primeiro ensaio da banda depois da entrada de Zé Pedro (guitarra) e Zé Leonel (voz), que se juntaram, através de anúncios em jornais, a Kalú (bateria) e Tim (baixo). A mítica primeira atuação ao vivo dos Xutos deu-se, um ano depois, na sala dos Alunos de Apolo. Nos anos seguintes, continuaram a tocar ao vivo, fazendo as primeiras partes de outras bandas. Em 1981, dá-se a entrada do guitarrista Francis e a saída do vocalista Zé Leonel, passando agora Tim a emprestar a sua voz ao grupo. 



 Acompanha os Xutos e Pontapés:












Agora canta com o karaoke:












Tributo aos Xutos
O Homem Do Leme

Sozinho na noite
um barco ruma para onde vai.
Uma luz no escuro brilha a direito
ofusca as demais.

E mais que uma onda, mais que uma maré...
Tentaram prendê-lo impor-lhe uma fé...
Mas, vogando à vontade, rompendo a saudade,
vai quem já nada teme, vai o homem do leme...

E uma vontade de rir, nasce do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,
a vida é sempre a perder...




Para Sempre

O nosso amor de sempre
Brilhará, p'ra sempre
Ai, meu amor
O que eu já chorei por ti
Mas sempre
P'ra sempre
Vou gostar de ti



Para Ti Maria

De Bragança a Lisboa
São 9 Horas de distância
Q'ria ter um avião
P'ra lá ir mais amiúde
Dei cabo da tolerância
Rebentei com três radares
Só para te ter mais perto
Só para tu te dares

E saio Agora!
E vou correndo!
E vou-me embora!
E vou correndo!
Já não demora!
E vou correndo p'ra ti... Maria! Maria!



À Minha Maneira

A qualquer dia,
A qualquer hora,
Vou estoirar, pra sempre.

Mas entretanto,
enquanto tu duras,
Tu pões-me tão quente.

Já sei que hei-de arder na tua fogueira,
mas será sempre, sempre à minha maneira.

E as forças que me empurram
E os murros que me esmurram
Só é para lutar,
À minha maneira (à minha maneira)
À minha maneira

A Minha Casinha

As saudades que eu já tinha
Da minha alegre casinha
Tão modesta quanto eu.

Meu deus como é bom morar
Modesto primeiro andar
A contar vindo do céu.              2 x

Ai Se Ele Cai

Todos os dias te vejo
Todas as noites te quero
E eu vou procurando
Um sinal em ti
Que me faça rir
E eu espero e nunca mais vem
Vou tirando fotocópias
E vou pensando em ti
E vou adivinhando todos desejos
E todos beijos
Que temos para trocar

De tanto querer
De tanto gostar
De tanto te amar
Eu não te quero perder

Ai se ele cai
Vai se partir
Meu coração   Vai-se partir





Tributo aos Xutos Cifras
O Homem Do Leme
Am          Em
 Sozinho na noite,
F              G
 um barco ruma para onde vai
Am            Em
 Uma luz no escuro,
F                   G
 brilha a direito, ofusca as demais
  Am                        Em
E mais que uma onda, mais que uma maré
   F                  G
Tentaram prendê-lo, impor-lhe uma fé
      Am                   Em
Mas vogando à vontade, rompendo a saudade
     F                       G         Am
Vai quem já nada teme, vai o homem do Leme

F                              C 
E uma vontade de rir,
Em                          Am
nasce do fundo do ser
F                           C
uma vontade de ir,
Em                            E
correr o mundo e partir
Am     Em      F     G    A
vida é sempre a perder


Para Sempre


Para Ti Maria
C           F
De Bragança a Lisboa
C     F     C     G
são 9 horas de distância
C             F
queria ter um avião
C     F     C      G
p'ra lá ir mais amiúde
C           F
dei cabo da tolerância
C       F      C      G  
Rebentei com uns três radares
C          F
só para te ter mais perto
C    F    C   G 
só para tu te dares
F
E saio agora
C
e vou correndo
F
e vou-me embora
C
e vou correndo
F
já não demora
C              G
e vou correndo p'ra ti
C   F   C   F   C   G
Maria           Tudo para Ti
C   F   C   F   C   G
Maria


À Minha Maneira
C                      F
  Em qualquer dia, a qualquer hora
B                       G
  Vou estoirar, pra sempre
C                            F
  Mas entretanto, enquanto tu
B                      G
  Tu pões-me, tão quente...

Am              G          C
  Ja sei que ei de arder na tua fogueira
Am                  G           C
  Mas sera sempre sempre a minha maneira
Am            G
  e as forças q me empurram
F          E
  e os murros q me murram
F                       G         F
  Só me farão voltar á minha maneira
G               C
  À minha maneira


A Minha Casinha

               D                     D7
As saudades que eu já tinha 
       B7
da minha alegre casinha 
                   Em  
tão modesta quanto eu. 
Em                    A
Meu Deus como é bom morar 
                       G
no modesto primeiro andar 
     A              D
a contar vindo do céu. 


Ai Se Ele Cai




Sem comentários:

Enviar um comentário