PONTILHISMO TÍMBRICO


O Pontilhismo é uma técnica de pintura saída do movimento artístico Impressionista. A utilização dessa técnica carateriza-se pelo uso de pequenos pontos de cor ou manchas, que provocam um efeito óptico muito peculiar, para quem está a ver os quadros. Os principais pintores que utilizaram a técnica do Pontilhismo foram Paul Signac e Georges Seurat (séc. XIX).

Na Música, o Pontilhismo tímbrico segue uma lógica semelhante. É uma técnica de composição em que a melodia é distribuída por vários instrumentos ou vozes, que se intercalam. Por vezes, participam de fugida, o que contribui para a criação de um ambiente sonoro muito diferente do que estamos habituados a ouvir.

O seguinte vídeo mostra-nos, não só quadros dos pintores acima mencionados, pintados com a técnica do Pontilhismo, como também a música de Webern, um dos grandes compositores do período Pós-Impressionista, altura em que surgiu o Pontilhismo.




Experimenta também tu fazeres uma pintura utilizando esta técnica. Também podes utilizá-la na música, em que cada um canta uma palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário